h1h2h3h4h5

Comitês PCJ realizam Simpósio para debater a gestão dos recursos hídricos

simposio

Os Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí realizam entre os dias 30 de julho a 3 de agosto o 10 Simpósio dos Comitês PCJ -“Gestão das Águas: Construindo o Futuro Sustentável” que pretende reunir os mais diversos setores da sociedade. O encontro será realizado no Hotel Fazenda São João em São Pedro – interior do estado de São Paulo e as inscrições são gratuitas: www.simposiopcj.com.br.

As Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Bacias PCJ, com apenas 15.303,67 km2 – estão entre as que apresentam elevado desenvolvimento econômico e renda “per capita” do Brasil, englobando territórios do estado de São Paulo e Minas Gerais. O PIB das Bacias PCJ representa cerca de 5% do Produto Interno Bruto do país, sendo que o PIB do estado de São Paulo é de 30% do índice brasileiro.

O objetivo do 10 Simpósio dos Comitês PCJ -“Gestão das Águas: Construindo o Futuro Sustentável” é debater temas pertinentes à gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ. Os Comitês PCJ estão fundamentalmente voltados à melhoria da qualidade de vida através do direcionamento dos recursos das cobranças pelo uso dos recursos hídricos nas Bacias PCJ juntamente com a Fundação Agência das Bacias PCJ.

 

Vale ressaltar que os temas a serem debatidos envolverão basicamente os assuntos que permeiam os trabalhos das Câmaras Técnicas, quais sejam: Águas Subterrâneas, Educação Ambiental, Integração e Difusão de Pesquisas Tecnológicas, Monitoramento Hidrológico, Outorgas e Licenças, Plano de Bacias, Proteção e Conservação dos Recursos Naturais, Uso e Conservação da Água no Meio Rural, Saneamento, Saúde Ambiental e Câmara Técnica de Planejamento.

Os assuntos a serem abordados são essencialmente: o novo código florestal, monitoramento qualitativo e quantitativo nas Bacias PCJ, uso e ocupação do solo e suas implicações na recarga e na qualidade das águas subterrâneas, restauração florestal nas Bacias PCJ, a relação entre os recursos hídricos e o saneamento em propriedades rurais, educação ambiental, mídia e meio ambiente, uso da água na indústria e outros temas pertinentes.

 

As Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ foram renovadas em 2011 e estão sempre buscando novidades para incremento das suas atividades, voltadas à implantação do Plano das Bacias PCJ. Recentemente três das 12 Câmaras realizaram seminários temáticos menores, com cerca de 150 participantes em cada encontro, o que denota a demanda por discussões maiores que serão efetivadas entre julho e agosto no Simpósio dos Comitês.