h1h2h3h4h5

  • ico YouTube
  • ico Issuu

GT-Estiagem 2014: Comunique-se

Os baixos índices pluviométricos no período de Novembro/2013 a Março/2014, considerado como chuvoso, muito aquém das médias históricas, somando-se ao incío do período de estiagem oficial (1º de abril) colocaram um cenário de alerta para os entes que atuam com recursos hídricos nas Bacias PCJ, sejam eles órgãos gestores, serviços municipais de abastecimento público ou usuários diretos e indiretos de recursos hídirocos. Soma-se a isso a dificuldade de manutenção dos volumes dos reservatórios do Sistema Cantareira e a baixa recarga dos aquíferos e afluentes do Sistema.

Diante desse cenário, na busca da conscientização da população, do diálogo ao invés do conflito e da superção desse momento atípico por qual a região vive, os Comitês PCJ, por meio da Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL), criou por meio da Deliberação dos Comitês PCJ nº 197/14, de 27/03/2014. o Grupo de Trabalho para a Operação Estiagem PCJ – 2014, ou simplesmente GT-Estiagem 2014, para colocar à mesa todas as dificuldades atuais e negociar com os setores envolvidos as linhas de ações, consensadas, para superar o período de estiagem citado.

Dentre as metas definidas pelo GT, ressaltamos a necessidade de conhecimento da situação dos corpos hídricos ao longo das Bacias, as medidas adotadas por cada ente envolvido, procedimentos adotados frente determinada situação, enfim, a troca de conhecimentos, experiências e dificuldades.

Para isso a Secretaria Executiva dos Comitês PCJ, por intermédio do GT Estiagem, criou um formulário para que as pessoas encaminhem suas críticas, sugestões, informações, experiências e expectativas para aprimorar o trabalho do GT Estiagem.

Todas as mensagem enviadas serão analisadas pelo Moderador da seção no final de cada dia útil, encaminhadas para as providências pertinentes e aquelas afetas ao assunto do GT ficarão disponíveis nesta seção para o conhecimento de todos os interessados.

Carregando... comites topo