h1h2h3h4h5

Experiência na gestão dos recursos hídricos das Bacias PCJ foi apresentada em Washington

O Diretor Administrativo e Financeiro da Agência das Bacias PCJ, Economista, Sergio Razera, participou ontem 9 de julho, em Washington DC de um seminário realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento -  BID sobre Metodologias Econômicas para determinação do Valor da Água.

O evento foi coordenado Sr. Fernando Soares Bretas e pelo Economista Chefe do Banco Sr. Jorge Ducci e, contou com a participação de renomados estudiosos do assunto, tais como: o Dr. Dale Whittington da Universidade da Carolina do Norte/USA; Dr. Mike Young da Universidade de Adelaide na Austrália; Dr. Juha V. Siikamaki, Diretor do Instituto Recursos para o Futuro/USA; e Francisco Alpizar Rodriguez da CATIE Costa Rica.

Para falar da prática na implantação de sistema de gestão e de cobrança pelo uso de recursos hídricos além de Sergio Razera participou também o Eng. Giordano Bruno da Agência Nacional de Águas - ANA/Brasil.

A discussão do tema teve como base um estudo de caso desenvolvido pela Empresa INECON, Ingenieros y Economistas Consultores S.A. sobre a bacia hidrográfica do rio Jequetepeque no Peru, estudo este contratado pelo BID e, por isso, teve a participação de vários integrantes do Ministério de Ambiente e do Jefe da Autoridad Nacional Del Água – ANA /Peru, Eng. Hugo E. Jara Fecundo. A discussão foi acompanhada de forma interativa (vídeo conferência) por diversos técnicos da ANA em Lima/Peru.

No estudo apresentado a premissa básica era a de que a cobrança pelo dos recursos hídricos deve ser implantada com valores diferenciados por tipo de uso (irrigação, industrial, saneamento, geração de energia elétrica e mineração) a formula de cálculo deve levar em consideração os excedentes de cada tipo de uso (o excedente é obtido pela diferença entre os valores obtidos com a venda de cada produto menos os custos de produção, por exemplo, para arroz, cana de açúcar, flores, frutas assim como para papel, bebidas, etc) e no caso do saneamento é a disposição a pagar que o usuário tem por melhorias na quantidade e na qualidade dos serviços prestados.

Sergio Razera, falou sobre as dificuldades iniciais para aprovação dos valores e os avanços obtidos na gestão com a aplicação dos recursos destacando a intensa participação dos diversos setores na cobrança especificamente, mas também em todas as fases do processo.

O Sr. Jorge Ducci economista chefe do BID destacou que pretende visitar o Brasil para conhecer experiências práticas de cobrança e espera em breve estar nas Bacias PCJ para ver mais de perto a experiência construída na região.