h1h2h3h4h5

Seminário discute qualidade da água para abastecimento público

A Câmara Técnica de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ (CT-SAM)  realizará no dia 3 de abril, a partir das 8h30, seminário sobre saúde ambiental visando apresentar alternativas sobre a qualidade da água para abastecimento público, formas de avaliação e verificação da sua qualidade. O evento que acontecerá em Piracicaba no Anfiteatro da Prefeitura da cidade reunirá especialistas e técnicos para exposição do tema durante o dia todo, ao final das apresentações será realizado um debate para esclarecimento de dúvidas do público.

Promover a discussão do tema é uma forma de levar à população e aos técnicos que cuidam da água para abastecimento público dos municípios  a oportunidade  de que as pessoas  que dependem da água para viver, entendam porque esta deve apresentar qualidade química e biológica, o que garantirá a segurança alimentar da população.  Acrescenta-se ainda, a preocupação quanto a real qualidade da água, um bem precioso do cidadão.

Vale ressaltar que nas Bacias PCJ, os Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Comitês PCJ, promovem a participação do Poder Público, dos Usuários e das Comunidades, na gestão dos recursos hídricos, atuando como um ‘Parlamento das Águas’. E, dada a intensidade de utilização e reutilização das águas nos Comitês PCJ,  instituiu-se um grupo de trabalho denominado Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) cujas principais atribuições são: aumento e integração, quanto à detecção de fatores que influenciam a qualidade dos recursos hídricos.

A responsabilidade dos Comitês PCJ é organizar e orientar processos decisórios e participativos a fim de assegurar benefícios para todos os usurários de recursos hídricos das Bacias PCJ, buscando avaliar a quantidade e qualidade de água disponível e as necessidades características dos diversos usuários de modo a garantir seu uso racional.