h1h2h3h4h5

Homenagem ao professor Harold Gordon Fowler

Homenagem ao professor Harold Gordon Fowler

Harold Gordon Fowler faleceu ontem, 5 de novembro, na cidade de Rio Claro, após lutar bravamente contra um câncer. O esposo, pai, amigo e membro ativo dos Comitês PCJ nos deixou. Fowler era um professor reconhecido pelos seus trabalhos na área acadêmica. Incansável, trabalhou até os últimos meses de sua vida, não poupando esforços para estar ao lado dos familiares, alunos e amigos até o último instante.

Professor da Universidade Estadual Paulista – Unesp Rio Claro – Fowler ministrava aulas no curso de Ecologia do Instituto de Biociências. Foi pesquisador na Universidade de Flórida, Universidade Nacional de Asunción (Paraguai) e a Universidade Santa Maria (Peru). Foi consultor do programa nacional de Ecologia na Argentina (Spidera).

Atuava nos Comitês PCJ desde 1997. Como membro dos plenários atuou de 1997 até 2013, sendo que nesse meio tempo também esteve em coordenações de câmaras técnicas.

Comandou a Câmara Técnica do Plano de Bacias nos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí de 2007 a 2013.

No mandato 2003-2005 atuou como coordenador da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID). No mandato 2005-2007 foi mais uma vez coordenador da CT-ID e acumulou a coordenação da Câmara Técnica de Plano de Bacias (CT-PB).

A partir de 2013 seguiu como coordenador adjunto da CT-PB até este este ano, quando veio a falecer.

Como integrante da Sociedade de Defesa do Meio Ambiente de Rio Claro (Soridema) esteve por 11 mandatos participando ativamente dos trabalhos da entidade que trabalha pela preservação do meio ambiente.

Professor Fowler foi corajoso e forte. Ontem à tarde seu corpo, após seguir em cortejo fúnebre, chegou em Piracicaba. No crematório da cidade recebeu as últimas homenagens, músicas, poemas e orações embalaram a cerimônia de despedida que contou com amigos, colegas e familiares.

Fowler1

Fowler2

Fowler3