Vencedores do Prêmio Yara de Comunicação – 3ª Edição

Na foto, a partir da esquerda: Gabriel Ferrato (Prefeito de Piracicaba e Presidente do
CBH-PCJ e PCJ FEDERAL), Claudete Campos (Jornal de Piracicaba), 
Simone Cristina Lisboa de Oliveira (Jornal de Jundiaí) e André Luís Cia (Gazeta de Piracicaba),
Jefferson Rennó (Prefeito de Sapucaí-Mirim e Presidente do CBH-PJ e
Sérgio Rasera (Presidente da Agência PCJ).

 

Premiação dos vencedores do Prêmio Yara marca evento comemorativo aos 20 anos do PCJ

Em uma noite memorável, os Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ) homenagearam autoridades, ex-presidentes e personalidades que tiveram algum tipo de participação na história dos Comitês. O ponto alto da noite foi a divulgação dos vencedores do Prêmio Yara de Comunicação.

Na noite da última sexta-feira (22), o salão de festas do Espaço Beiro Rio recebeu convidados, autoridades e representantes da imprensa para homenagens e o grande anúncio dos trabalhos vencedores. O evento marcou as comemorações dos 20 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), os 10 anos do PCJ FEDERAL e os cinco anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ).

Todos os finalistas foram homenageados com o troféu da premiação e diploma de participação, além do prêmio em dinheiro concedido aos primeiros e segundo lugares de cada categoria, de R$ 5 mil e R$ 3 mil, respectivamente. Na categoria Jornalismo Impresso – Jornal, André Luís Cia, da Gazeta de Piracicaba, conquistou a primeira colocação com o texto “Reflexos de vida no Rio Piracicaba/Histórias cruzadas no Véu da Noiva”. Já na categoria Jornalismo Impresso – Revista, o trabalho vencedor foi de Mônica da Costa e Teresa Maria Barbosa Rezende, de Taubaté (SP), da Revista Pelas Águas do Paraíba, com a cobertura “RIO+20: Local é global e global é local – Governança das Águas e Comitês de Bacias são destaques de evento paralelo”.

Entre os finalistas da categoria Jornalismo Institucional, o primeiro lugar ficou com Manuel Alves Filho, do Jornal da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com o material “Potável, porém contaminada”. Dos três alunos da FAAT – Faculdades Atibaia que concorreram à categoria Trabalho Universitário, o maior prêmio ficou para Maria Cleidiane Ribeiro Soares, com o trabalho “Canalização do Rio Cachoeira gera polêmica em Piracaia”.

Os materiais foram avaliados por sete especialistas em meio ambiente, água e comunicação, a partir da qualidade editorial, da contextualização e pluralidade dos aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais, a profundidade da abordagem do conteúdo e do interesse público. A avaliação foi feita mediante atribuição de notas de 0 a 10 pelos membros da Comissão Julgadora a cada um dos trabalhos inscritos. A média final foi representada pela somatória dos pontos de cada participante dividida pelo número de jurados da categoria.

A Comissão Julgadora foi composta por Flávia Braga Rodrigues, da Coordenadoria de Recursos Hídricos de São Paulo; Liana John, do projeto Planeta Sustentável; Efraim Netto, do site Mercado Ético e da Secretaria Geral da Presidência da República; Claudia Dianni, da Agência Nacional de Águas; José Pedro Soares Martins, escritor especializado em meio ambiente; Manuel Manrique, da ONU Habitat e Rui Gonçalves, da Globo News.

 

CLASSIFICAÇÃO DOS PREMIADOS POR CATEGORIA

Categoria Jornalismo Impresso – Jornal:

– 1º. Lugar – André Luís Cia – “Reflexos de vida no rio Piracicaba/ Histórias cruzadas no véu da noiva” – Gazeta de Piracicaba

– 2º. Lugar – Simone Cristina Lisboa de Oliveira – “Reuso de água é estratégia das indústrias para evitar a escassez” e “Lodo de esgoto se transforma em fertilizante orgânico na agricultura”- Jornal de Jundiaí

– 3º. Lugar – Claudete Campos – “Eficiência de ETEs” – Jornal de Piracicaba

 

Categoria Jornalismo Impresso – Revista:

– 1º. Lugar – Mônica da Costa e Teresa Maria Barbosa Rezende – “RIO+20: Local é global e global é local – Governança das Águas e Comitês de Bacias são destaques de evento paralelo” e “Construção do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos” – Revista Pelas Águas do Paraíba/Taubaté

– 2º. Lugar – Raquel Silveira Bazzo – “Versatilidade torna formas plásticas ideais para obras de Saneamento” – Revista TAE

– 3º. Lugar – (Empate) – Sônia Maria Araripe de Oliveira Meyohas – “Especial Água” – Plurale em Revista (Rio de Janeiro) e Leandro Mariani Mittmann – “Agricultura praticada com respeito à água” – Revista A Granja (Porto Alegre/RS)

 

Categoria Jornalismo Institucional:

– 1º. Lugar – Manuel Alves Filho – “Potável, porém contaminada” – Jornal da Unicamp

– 2º. Lugar – Andréa Palhardi Bombonatti – “O novo verde da Vila” – Site da Prefeitura Municipal de Capivari

– 3º. Lugar – Ana Paula Buzolin – “Eco Opinião – Rio de Piracicaba” – TV Opinião/Araras

 

Categoria Trabalho Universitário:

– 1º. Lugar – Maria Cleidiane Ribeiro Soares – “Canalização do Rio Cachoeira gera polemica em Piracaia” – FAAT – Faculdades Atibaia/Jornal Laboratório Matéria Prima

– 2º. Lugar – Fernanda Domingues – “Assoreamento é o principal problema do Rio Atibaia” – FAAT – Faculdades Atibaia/Jornal Laboratório Matéria Prima

– 3º. Lugar – Lucas Gabriel Santiago Rangel – “Água de qualidade não garante contrapartidas a municípios” – FAAT – Faculdades Atibaia/Jornal Experimental Matéria Prima

 

Mais informações:

http://www.premioyara2013.com.br